COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

11 de Maio, 2014 - 11:00 ( Brasília )

MÍSSIL AR–AR IRIS – T - Para o Gripen da FAB


MÍSSIL AR – AR IRIS – T
DIEHL DGT DEFENCE


Míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e imune a contramedidas eletrônicas.

O desenvolvimento do IRIS - T, desde o início, foi realizado com o objetivo de responder aos requisitos operacionais e técnicos de seis Forças Aéreas Europeias (Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia).

Assim, ele foi selecionado para armar vários tipos de aeronaves de combate como: Eurofighter/Typhoon, Tornado, JAS 39 Gripen, F 16 e F 18 daqueles países.

Além disto, atualmente, Áustria e Arábia Saudita já estão equipando seus aviões Typhoon com mísseis IRIS – T e África do Sul e Tailândia já escolheram este míssil para os seus aviões Gripen.

As principais características do míssil IRIS – T, que o destacam de outros de sua classe, são:

 

- Buscador imageador infravermelho;
- Acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores;
- Alta capacidade de manobra, com vetor de empuxo controlado;
- Interoperabilidade com o Sidewinder.

 

O míssil IRIS – T foi desenvolvido em conjunto com os países acima nomeados, tendo a DIEHL DGT DEFENCE como contratante principal e, presentemente, prossegue em sua linha de fabricação em escala, desde sua entrada em serviço a partir de dezembro de 2005.

Presentemente a DIEHL vem negociando com a Força Aérea Brasileira para que as aeronaves Gripen, recém-adquiridas da Suécia, venham a receber em seu pacote de armamentos o seu míssil IRIS-T, que já foi totalmente testado e aprovado nestes aviões de combate.  



Outras coberturas especiais


US

US

Última atualização 22 NOV, 10:40

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil