Comitê interministerial vai acompanhar desenvolvimento e produção dos caças Gripen

Ser o fórum de mais alto nível do governo federal em acompanhamento às atividades do Projeto FX-2, que prevê a aquisição de 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este é o objetivo do Comitê de Acompanhamento do Projeto FX-2 (CAF-X2), que teve sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (9) no Ministério da Defesa (MD). O grupo será responsável por acompanhar o programa de desenvolvimento e a produção da aeronave de caça.

Instituído pela portaria nº 768/MD, de 28 de março de 2014, o comitê, além do MD, será formado por representantes dos ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e das Relações Exteriores. A presidência do CAF-X2 é de responsabilidade da Secretaria-Geral da Defesa.

A reunião desta sexta-feira serviu para apresentar aos membros o cronograma das atividades do FX2 e o estágio atual das ações da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (Copac) da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, foram tratados temas relevantes como a transferência de tecnologia e a capacitação da indústria nacional.

De acordo com o secretário-geral do MD e presidente da CAF-X2, Ari Matos Cardoso, o evento serviu para os esclarecimentos iniciais referentes ao Projeto, que envolve os agentes públicos da Administração Federal.

O secretário-executivo do CAF-X2, brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, explicou que o comitê deverá se reunir a cada 60 dias.

Os representantes foram informados ainda sobre a solução interina denominada de Projeto Gripen C/D e que poderá contar com o empréstimo de 12 aeronaves (10 caças Gripen C e dois Gripen D) de combate, disponíveis em 2016 e 2017. Esta é uma alternativa à aposentadoria dos antigos Mirage.

A partir do ano que vem, dois pilotos poderão ser treinados para operar os caças ofertados. O projeto também prevê o treinamento de mais 10 pilotos, 30 técnicos e 20 mecânicos. A expectativa é que o contrato do Projeto FX-2 seja assinado em dezembro de 2014.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter