COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil

19 de Dezembro, 2013 - 10:03 ( Brasília )

Venda do Gripen ao Brasil é o maior contrato de exportação da história da Suécia


O governo sueco celebra nesta quinta-feira a vitória da Saab na licitação internacional para o fornecimento de 36 aviões de caça Gripen NG à Força Aérea Brasileira (FAB). "É uma ótima notícia de criação de empregos para a economia sueca", disse o primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt. O presidente da Saab, fabricante dos caças suecos, afirmou estar honrado com a confiança do governo brasileiro na empresa. As ações da Saab ganharam esta manhã 23% na bolsa de valores de Estocolmo.

Em comunicado publicado nesta quinta-feira, o diretor-geral da Saab, Hakan Buskhe, afirma estar "extremamente honrado com a confiança depositada pelo governo brasileiro nos caças Gripen NG, um avião de caça com tecnologia de ponta e o preço mais abordável do planeta". Analistas do setor consideram que o fornecimento dos caças ao Brasil garantiu a sobrevivência da empresa.

Nesta quarta-feira, após doze anos de negociações, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou a escolha definitiva dos caças suecos para equipar a FAB, um contrato de valor estimado em US$ 4,5 bilhões. A licitação internacional também era disputada pelo francês Rafale, da Dassault, e pelo americano F18 Super Hornet, da Boeing.

O diário econômico sueco Dagens Industri afirma que depois de assinada a venda, o contrato da Saab com o governo brasileiro será "o maior contrato de exportação da história da Suécia". A ministra da Defesa, Karin Enström, destacou que a decisão do Brasil "representa um parceiro a mais no desenvolvimento dos aviões de combate, criando sinergias".

Ações da concorrente Dassault caem 5% na bolsa de Paris

A França tenta nesta quinta-feira digerir a derrota do Rafale. Mais uma vez o caça francês, que nunca foi exportado, foi preterido. A fabricante Dassault sentiu o golpe na abertura do pregão da Bolsa de Valores de Paris, esta manhã, com as ações da empresa em queda de 5% nas primeiras trocas.

O embaixador da Suécia em Paris, Gunnar Lund, manifestou no Twitter sua satisfação pelo Brasil "ter optado por uma solução europeia".



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 23 OUT, 17:00

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil