COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil

19 de Dezembro, 2013 - 10:09 ( Brasília )

Ministro da Defesa francês desdenha vitória da Suécia na venda de caças à FAB


O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, tentou minimizar a decepção com a vitória da Suécia na licitação internacional go governo brasileiro para a compra de 36 aviões de caça à Força Aérea Brasileira (FAB). Le Drian disse hoje que o Brasil não era o alvo prioritário e que a França espera conseguir vender os Rafale para a Índia e países do Golfo.

A fabricante francesa Dassault sentiu o golpe na abertura do pregão da Bolsa de Valores de Paris, na manhã desta quinta-feira. As ações da empresa caíram 5% nas primeiras trocas do pregão. Na Suécia em compensação, as ações da Saab, vencedora da concorrência, subiram 23% coroando o sucesso da empresa na disputa. 

Nesta quarta-feira, após mais de uma década de negociações, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou a escolha definitiva dos caças suecos para equipar a FAB, um contrato de valor estimado em US$ 4,5 bilhões. A licitação internacional também era disputada pelo francês Rafale, da Dassault, e pelo americano Super Hornet, da Boeing.

Para a imprensa francesa, a escolha do caça sueco por Brasília é uma derrota da Dassault, que estava no páreo desde o início da concorrência havia 12 anos. O caça francês tem tecnologia sofisticada, mas o problema é seu custo, considerado duas vezes mais caro que o sueco Gripen NG.

O jornal Les Echos acha que a presidente Dilma Rousseff avisou o presidente francês, François Hollande, durante sua visita a Brasília na semana passada que os Rafale eram muito caros. O jornal ressalta que Celso Amorim se recusou a revelar a classificação final da disputa, isto é, a posição dos perdores Dassault e Boeing.

O embaixador da Suécia em Paris, Gunnar Lund, manifestou no Twitter sua satisfação pelo Brasil "ter optado por uma solução europeia".



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 21 SET, 00:10

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil