Curso inédito no Brasil pesquisará novas capacidades dos futuros pilotos

Ten Flávio Nishimori


As novas capacidades necessárias aos futuros pilotos das aeronaves de última geração, como o avião de caça Gripen NG, estão entre as temáticas de pesquisa da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional no Setor Aeroespacial. As atividades do curso inédito no Brasil que visa promover a pesquisa do desempenho operacional dos militares iniciaram na terça-feira (13/09). O programa de mestrado é oferecido pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ).

O coordenador do curso, Coronel Gilvan Vasconcelos da Silva, destacou a importância da pesquisa sobre o desempenho humano na preparação dos pilotos que irão operar o novo caça Gripen NG.

“A aeronave Gripen NG faz parte de uma categoria de aeronaves com alta capacidade de carga G, com um grande número de sistemas a serem operadas ao mesmo tempo, e que demanda uma maior preparação biopsicossocial do piloto. Para obter o máximo desempenho da máquina é necessário que o piloto esteja muito mais capacitado. Como um atleta de alto rendimento olímpico, o operador da aeronave tem que estar em seu mais alto patamar de preparação física, psíquica, cognitiva e social. O Programa vai ao encontro desta necessidade operacional visando a preparação dos pilotos para essa nova tecnologia”, ressalta.

O novo programa de pós-graduação tem como objetivo a melhoria do nível de desempenho humano operacional no setor aeroespacial, por meio da capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de produções técnicas, face às demandas laborais decorrentes das diferentes atividades desempenhadas pelos recursos humanos no setor aeroespacial. Além disso, visa possibilitar que os sistemas de armas sejam projetados, desenvolvidos e adquiridos a partir de dados científicos sobre o Elemento Humano e seu desempenho. 

Primeira turma – Para a primeira turma do Programa foram disponibilizadas oito vagas para militares e civis do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas. Os interessados passaram por um processo de seleção através da análise e avaliação de projeto preliminar do trabalho de conclusão do curso, prova de compreensão de língua inglesa e entrevista. Dos dez candidatos inscritos, foram selecionados quatro militares que fazem parte da primeira turma do Programa.

“O Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional da Universidade da Força Aérea é de extrema relevância para o desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas que avaliem fatores biopsicossociais e sua influência no rendimento e eficiência dos militares no cumprimento das missões. Além de fomentar tais investigações de campo, o programa irá especializar oficiais das mais diversas áreas de atuação, promovendo a constante busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional”, explicou a professora doutora do corpo docente do programa, Tenente Grace Guindani Vidal.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter