Putin alerta para nova Srebrenica se não houver anistia no leste da Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que os moradores de regiões do leste da Ucrânia dominadas por separatistas podem ser visados por forças do governo ucraniano se Kiev assumir controle total sobre a fronteira entre essas localidades e a Rússia.

Falando um dia depois de seu primeiro encontro pessoal com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, Putin evocou a lembrança do massacre de Srebrenica, em 1995, durante a guerra da Bósnia.

Ele disse que uma anistia para os moradores de Donetsk e Luhansk precisar ser garantida antes de qualquer cessão de território. “A lei de anistia ainda não foi sancionada. Enquanto o lado ucraniano continua insistindo ‘deem-nos a oportunidade de fechar a fronteira usando nossas tropas’. Mas posso imaginar o que acontece em seguida”, disse Putin.

“Haveria uma Srebrenica, simples assim”, afirmou, referindo-se à matança de mais de 8 mil muçulmanos levada a cabo por bósnios sérvios — o pior massacre em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial. O conflito no leste da Ucrânia, no qual rebeldes apoiados por Moscou confrontam o governo ucraniano, já matou mais de 13 mil pessoas e agravou a pior crise entre o Ocidente e o Oriente desde a Guerra Fria.

Durante sua reunião em Paris na segunda-feira, Putin e Zelenskiy concordaram em trocar todos os prisioneiros remanescentes do conflito, mas muitas dúvidas a respeito do status futuro da região persistem.

Presidente da Ucrânia classifica diálogo com Putin como "positivo"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira que foi “muito positivo” ter retomado o diálogo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas afirmou que muitas questões seguem sem solução após o encontro entre ambos.

Zelenskiy disse ter insistido que a Ucrânia tem de ter controle total da área leste de seu território e não se comprometeria a ceder nenhuma parcela de seu território.

Putin, por sua vez, disse após o encontro que quer uma mudança na Constituição ucraniana para dar um status especial à região de Donbass.

O presidente russo, que classificou a reunião realizada em Paris como útil, disse precisar de mais pontos de passagem entre as linhas de frente no leste da Ucrânia para civis e a implementação de uma anistia para os envolvidos no conflito na Ucrânia.

Os líderes de Ucrânia, Rússia, França e Alemanha se reuniram em um encontro entre quatro partes em uma renovada tentativa de encerrar um conflito no leste da Ucrânia entre tropas ucranianas e forças apoiadas pela Rússia que já matou mais de 13 mil pessoas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter