Rússia diz estar investigando BBC por divulgação de ideologia terrorista

A autoridade reguladora de comunicações da Rússia disse nesta quinta-feira que a BBC publicou material que propaga as ideias de um grupo terrorista e que está investigando se a emissora pública britânica violou a legislação russa.

A Rússia disse no mês passado estar iniciando uma investigação contra a BBC, em resposta a pressão que afirmou estar sendo imposta por Londres contra as operações de uma emissora financiada pelo Kremlin no Reino Unido.

As emissoras foram envolvidas em uma rixa entre Londres e Moscou que começou no ano passado devido ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha na Inglaterra.

O Reino Unido disse que agentes secretos russos tentaram matar Skripal usando um agente nervoso, uma alegação que a Rússia nega. “Verificações estão em andamento para saber se os sites da BBC… cumprem a lei russa.

Até agora, foi descoberto material que transmite os princípios ideológicos de um grupo terrorista (citações do terrorista al-Baghdadi)”, afirmou a autoridade reguladora em comunicado.

Abu Bakr al-Baghdadi é o líder do Estado Islâmico, grupo considerado ilegal na Rússia. “Uma investigação está em andamento para saber se esses materiais estão em conformidade com as normas da legislação russa”, acrescentou.

Quando a investigação russa foi anunciada no mês passado, a BBC disse estar em total conformidade com a lei do país. A emissora tem uma operação considerável em russo, com sedes em Moscou e Londres.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter