Governo do Chile cancela Apec COP-25 no país após protestos

O governo do Chile anunciou nesta quarta-feira que o país não será mais o anfitrião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25) devido à recente onda de protestos contra a desigualdade social que já toma as ruas da nação sul-americana há 13 dias.

“Esta foi uma decisão muito difícil, uma decisão que nos causa muita dor, porque entendemos perfeitamente a importância da Apec e da COP-25 para o Chile e para o mundo”, disse o presidente Sebastián Piñera em um breve discurso.

A cúpula da Apec estava programada para reunir vinte líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, em 16 e 17 de novembro. A COP-25 previa atividades entre 2 e 13 de dezembro.

Cancelamento da Apec pelo Chile pega Casa Branca de surpresa, diz autoridade dos EUA

O cancelamento da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em novembro pegou a Casa Branca de surpresa, afirmou à Reuters uma autoridade da Casa Branca.

O funcionário disse que Washington soube da decisão pela imprensa e está buscando mais informações.

Em meio a protestos contra a desigualdade social, o presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que o país não será mais o anfitrião da Apec em novembro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter