Jornalistas e militares trazem à discussão temas relevantes da atualidade em Estágio de Comunicação Social

No dia 22 de maio de 2018, teve início o Estágio de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML), no Palácio Duque de Caxias. Cerca de 70 participantes, dentre estudantes de comunicação social de instituições de ensino civis, agentes de organizações governamentais e militares sediados no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, estiveram no auditório do CML, nesse primeiro dia de atividades.

O evento foi planejado e organizado com os objetivos de estreitar laços de cooperação entre profissionais de comunicação social das Forças Armadas e das Auxiliares, Agências Governamentais e Universidades; e fortalecer o canal técnico entre os integrantes do Sistema de Comunicação Social do Exército, na área do CML.

O General de Exército Walter Souza Braga Netto, interventor federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e Comandante Militar do Leste, fez a abertura do estágio, falando da oportunidade, para os participantes civis, de se desfazerem de esteriótipos existentes na sociedade sobre os militares, apontados como truculentos. Em seguida, o Coronel Carlos Frederico Gomes Cinelli, Chefe da 7ª Seção do CML, falou sobre as peculiaridades da atividade de comunicação social na área do CML, ressaltando que o militar deve entender que a imprensa não existe para perseguir, mas para informar, e que cabe aos profissionais da área se adaptarem a esse tipo de demanda.

Algumas das palestras nesse primeiro dia

O estágio prosseguiu com palestras da Professora Mestre Ediana Avelas, da Universidade Veiga de Almeida, sobre Marketing na sociedade 4.0; e do Tenente-Coronel Claudius Vinícius de Castro Almeida Rodrigues, Chefe da Subseção de Relações Públicas do CML, sobre o planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada.

No período da tarde, os jornalistas Lilia Teles, da Rede Globo, e Luís Kawaguti, do Universo Online (UOL), falaram, respectivamente, sobre desafios do jornalismo televisivo e sobre a dinâmica e as necessidades da imprensa escrita no Brasil. Ambos responderam a perguntas da audiência, em mesa de debates moderada pelo Tenente-Coronel André Dias, Chefe da Subseção de Planejamento de Comunicação Social do CML.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter