16 de Maio, 2011 - 10:05 ( Brasília )

Geopolítica

Hamas e Fatah iniciam negociações no Egito para formar governo


As negociações entre o movimento nacionalista palestino Fatah e o islâmico Hamas começaram nesta segunda-feira no Cairo com o objetivo de formar um governo conjunto e aplicar as bases da reconciliação que assinaram em 3 de maio.

O principal ponto na agenda dos dirigentes de ambos os grupos é chegar a um pacto que os permita formar um Executivo conjunto, segundo a agência de notícias estatal egípcia, Mena.

O chefe da delegação do Fatah, Azzam al-Ahmed, afirmou aos jornalistas no Cairo que na reunião serão estudadas as medidas necessárias para aplicar o acordo de reconciliação que as facções palestinas assinaram em 27 de abril.

Esse convênio estipula a formação de um governo provisório integrado por tecnocratas e a realização de eleições dentro de um ano.

Al-Ahmed acrescentou que durante as conversas desta segunda-feira será acertada a realização de um encontro do comitê encarregado da reforma do Conselho Nacional Palestino (Parlamento).

Ambas as facções também deverão detalhar um programa e elaborar uma agenda para tratar das consequências de sua divisão e do status dos presos palestinos.

O início das conversas entre Hamas e Fatah é fruto do acordo que pôs fim a quatro anos de desavenças.

A disputa se intensificou em junho de 2007, depois que seguidores do Hamas expulsaram as forças de segurança leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, líder do Fatah.