06 de Março, 2013 - 11:20 ( Brasília )

Geopolítica

Tambores de Guerra - Coreia do Norte se prepara para a guerra


Segundo o portal da Voz da Rússia: aCoreia do Norte iniciou manobras envolvendo os seus submarinos e acelerou os preparativos para os exercícios militares em grande escala, que poderão coincidir com as manobras anuais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, informa a agência sul-coreana Yonhap.

Ao mesmo tempo, a mídia informa que Pyongyang proibiu voos e a navegação ao longo das suas fronteiras e costas.

Na terça-feira, a Coreia do Norte anunciou que anularia o acordo de armistício assinado após a conclusão da guerra na Coreia, em 1953, se os EUA e a Coreia do Sul continuassem as manobras militares conjuntas.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul indicou nesta quarta-feira que a Coreia do Norte sofrerá "duras represálias" se seguir com suas "provocações", o que levaria a uma "firme" ação do Exército.

"Se a Coreia do Norte seguir com suas provocações e colocar em risco as vidas e a segurança dos sul-coreanos, nosso Exército contra-atacará com dureza e severidade contra o comando e suas forças de apoio", indicaram as Forças Armadas da Coreia do Sul em comunicado.

O texto reflete que o Exército sul-coreano quer "deixar claro que está completamente preparado" para produzir uma resposta armada perante uma "agressão" do regime de Kim Jong-un.