04 de Março, 2013 - 11:27 ( Brasília )

Geopolítica

Kerry chega à Arábia Saudita para dialogar sobre Irã e Síria


O chefe da diplomacia americana, John Kerry, chegou neste domingo a Riad, capital da Arábia Saudita, para analisar com as monarquias do Golfo as relações com o Irã e o devastador conflito militar na Síria.

Em sua primeira viagem à região desde que assumiu o cargo de secretário de Estado, Kerry prevê jantar com os ministros das Relações Exteriores do Conselho de Cooperação do Golfo, grupo de seis monarquias da região, incluindo a Arábia Saudita.

Nesta segunda-feira, a agenda prevê conversações em separado com as delegações de cada um dos países do Conselho.

"Agradecemos a Kerry pelo compromisso dos Estados Unidos com a segurança da região, e queremos compartilhar nossas preocupações sobre as relações com o Irã e os acontecimentos na Síria", disse o chanceler do Barein, Khaled al-Khalifa, em entrevista coletiva.

Várias monarquias da região - em especial Arábia Saudita e Catar - apoiam a rebelião na Síria, enquanto o Irã defende com determinação o regime do presidente Bashar al Assad.

Kerry chega à Arábia Saudita após uma visita de dois dias ao Cairo, onde formulou um apelo às diversas correntes políticas para que superem suas diferenças e se unam para reativar a decadente economia do país.

O secretário americano de Estado visitará ainda Abu Dhabi, na segunda-feira, antes de seguir para o Catar.