18 de Fevereiro, 2013 - 10:46 ( Brasília )

Geopolítica

EUA e Rússia conversam sobre Síria e Coreia do Norte


secretário de Estado americano, John Kerry, conversou neste domingo com o colega russo, Serguei Lavrov, quem não havia conseguido contactar após o teste nuclear norte-coreano da semana passada, anunciou o Departamento de Estado. Os dois tiveram uma conversa telefônica de meia hora, em que falaram sobre a situação na Síria e a resposta que deveria ser dada após o teste nuclear realizado por Pyongyang, disse em um comunicado a porta-voz da diplomacia, Victoria Nuland.

"Também concordaram em marcar um primeiro encontro bilateral para as próximas semanas. Em relação à Síria, mencionaram a necessidade de que Estados Unidos e Rússia usem sua influência sobre as partes para promover um processo de transição política viável", assinalou a porta-voz.

Os dois países têm discordâncias envolvendo o conflito sírio: a Rússia usa sua influência para defender o aliado Bashar al-Assad, enquanto os Estados Unidos querem que o mesmo deixe o poder. Sobre a Coreia do Norte, ambos "concordaram com a necessidade de uma colaboração estreita na ONU para oferecer uma resposta rápida à última provocação norte-coreana", disse Victoria.