EADS confirma indicação de Denis Ranque para presidência do Conselho

A EADS, controladora da Airbus, confirmou nesta quarta-feira que propôs Denis Ranque, antigo presidente-executivo da Thales, como presidente do Conselho de Administração sob uma nova estrutura societária.

A indicação será discutida por um novo Conselho após uma reunião extraordinária de acionistas prevista para 27 de maio que também irá votar uma planejada recompra de ações, disse a EADS.

A empresa aeroespacial europeia anunciou a nomeação de Ranque, de 61 anos, pelo Twitter. Ele irá substituir Arnaud Lagardere que pretende vender a participação de seu grupo de mídia francês.

A nomeação de Ranque confirma os planos reportados pela Reuters após a divulgação da lista de membros do Conselho na semana passada, e após uma batalha pelo principal cargo na maior empresa aeroespacial da Europa.

O governo francês apoiou Anne Lauvergeon, antiga líder da fabricante de reatores Areva, para o cargo, mas a EADS insistiu em escolher um membro independente conforme a empresa procura diminuir a influência política da França e da Alemanha.

Anne terá um assento no Conselho como representante dos interesses franceses. Além dos aviões da Airbus, a EADS faz os foguetes espaciais Ariane, armas nucleares francesas e aviões de guerra alemães.

(Por Tim Hepher)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter