01 de Fevereiro, 2013 - 11:33 ( Brasília )

Geopolítica

Coreia do Norte instala equipamentos de medição para teste nuclear, diz Seul


A Coreia do Norte instalou equipamentos de medição perto da entrada do local supostamente designado para seu próximo teste nuclear, segundo disse nesta sexta-feira uma fonte da Coreia do Sul, o que indicaria que finalizaram os preparativos para a operação.

A fonte, que pediu anonimato, declarou ao jornal sul-coreano Chosun Ilbo que "a Coreia do Norte poderia realizar um teste nuclear amanhã" e, por isso, acrescentou, "estamos vigiando de perto a situação".

Em paralelo, a agência sul-coreana Yonhap informou que a Coreia do Norte cobriu a entrada do túnel da base de Punggye-ri no nordeste do país em uma aparente tentativa de evitar a vigilância por satélite.

"A análise mostra uma rede de camuflagem similar a um telhado, colocada na entrada do túnel", indicou à Yonhap um porta-voz dos serviços de inteligência da Coreia do Sul. O funcionário avaliou que esta medida "parece estar dirigida a evitar a exposição dos preparativos para o teste nuclear, que estão em sua fase final".

A Coreia do Norte confirmou na semana passada que realizará em breve um teste nuclear e que esta seria "de maior nível" que os anteriores realizados pelo país em 2006 e 2009.

Isto poderia significar que a Coreia do Norte vai utilizar pela primeira vez urânio altamente enriquecido no teste, segundo avaliaram analistas sul-coreanos e americanos nos últimos dias.

O regime de Kim Jong-un anunciou sua intenção de realizar a nova detonação nuclear depois que o Conselho de Segurança da ONU ampliou as sanções ao país pelo lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro.

Coreia do Sul e Estados Unidos prometeram responder de forma contundente caso a Coreia do Norte realize seu anunciado teste nuclear, por considerá-lo uma ameaça a sua segurança.