31 de Janeiro, 2013 - 10:54 ( Brasília )

Geopolítica

Alemanha quer expandir atuação militar no Mali


Auxílio logístico às tropas francesas deverá ser ampliado em fevereiro, declarou ministro da Defesa. Alemanha já enviou dois aviões de transporte do tipo Transall para apoiar a França no combate aos rebeldes islamitas.

A Alemanha pretende expandir sua ajuda ao Mali, informou o ministro da Defesa, Thomas de Maizière, à edição desta quinta-feira (31/01) do jornal Süddeutsche Zeitung. Segundo o político, os alemães deverão auxiliar no abastecimento dos aviões franceses.

"Estamos trabalhando na certificação necessária para os sistemas de reabastecimento e estamos em contato estreito com a França", declarou o ministro. De acordo com ele, a operação poderia ter início já em fevereiro, após a aprovação de um mandato pelo Bundestag (câmara baixa do Parlamento).

"Considero correto e necessário aprovar um mandato", disse Rainer Arnold, porta-voz de política de segurança da bancada do Partido Social Democrata (SPD). O mandato deverá estar de acordo com os intereses da Alemanha, completou Arnold.

O governo da França havia pedido apoio para o reabastecimento de seus aviões recentemente. Ao lado de tropas malinesas, os franceses vêm lutando nas últimas semanas contra rebeldes islamitas no norte do Mali. Até o momento, a Alemanha mobilizou dois aviões de transporte do tipo Transall em apoio à operação militar francesa.

MC/rtr/dapd
Revisão: Luisa Frey