12 de Janeiro, 2013 - 11:38 ( Brasília )

Geopolítica

Obama diz que objetivo dos EUA no Afeganistão "agora está ao alcance"


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que "agora está ao alcance" o objetivo que Washington traçou para sua missão no Afeganistão em 2001, o de que a Al Qaeda não possa utilizar esse país para fazer ataques.

"Nosso principal objetivo - a razão pela qual fomos à guerra em primeiro lugar - agora está ao alcance: nos certificar que a Al Qaeda não poderá nunca mais utilizar o Afeganistão para fazer ataques contra os EUA", afirmou.

Durante seu tradicional discurso de sábado transmitido por rádio e internet, Obama falou, um dia após seu encontro com o presidente afegão, Hamid Karzai, sobre os esforços de seu governo para a retirada das tropas americanas no Afeganistão no final de 2014.

O governante disse que os 33.000 soldados adicionais que os EUA enviaram ao Afeganistão prestaram serviço "com honra", completaram sua missão e retornaram para casa no segundo semestre do ano passado.

Obama acrescentou que nos próximos meses anunciará a fase seguinte da retirada paulatina das tropas americanas, de forma que para o final de 2014, "a guerra dos EUA no Afeganistão terá terminado".

Entre as tarefas que os Estados Unidos têm nos próxmos anos, segundo Obama, também estão a melhora da infraestrutura nacional e corrigir o sistema de imigração. O governante também afirmou que o país tem que "proteger nosso planeta dos efeitos destrutivos da mudança climática" e as crianças "dos horrores da violência com as armas".

"Estas também serão missões difíceis para os Estados Unidos, mas temos que cumpri-las", declarou.