06 de Maio, 2011 - 10:04 ( Brasília )

Geopolítica

Líbia - Itália estima fim da operação na Líbia em "3 ou 4 semanas"


O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, estimou nesta sexta-feira que o prazo de "três ou quatro semanas" é "realista" para o fim da operação militar aliada na Líbia.

"Há hipóteses otimistas que falam em poucos dias e hipóteses mais realistas que falam em algumas semanas, três ou quatro", disse o ministro italiano em um ato em Palermo, após presidir nessa quinta-feira a segunda reunião do Grupo de Contato sobre a Líbia.

"Sem dúvida, é necessário intensificar a pressão para poder dar início à iniciativa política. Este foi o êxito da reunião de ontem, que foi muito importante", acrescentou o político.

Frattini informou que o regime do líder líbio, Muammar Kadafi, teve seu arsenal reduzido em 40% graças à operação aliada. O ministro italiano falou ainda sobre a morte do terrorista Osama bin Laden, o que, segundo ele, não representa o fim do terrorismo internacional.

"Temos que manter a guarda muito alta. Evidentemente, no sul do Mediterrâneo, no norte da África, há células do terrorismo internacional que agrediram e, infelizmente, podem voltar a agredir", indicou Frattini.