19 de Setembro, 2012 - 10:45 ( Brasília )

Geopolítica

Índia testa pela 3ª vez míssil nuclear com 3 mil km de alcance


A Índia testou nesta quarta-feira com sucesso na região litorânea de Orissa o míssil terra-terra Agni-IV, que tem um alcance de mais de 3 mil km e capacidade nuclear, segundo informou à agência EFE uma fonte oficial.

O míssil foi testado, pela terceira vez, nas instalações que a Organização para o Desenvolvimento e Pesquisa da Defesa (DRDO) da Índia tem nas proximidades da cidade de Dhamra, no distrito de Bhadrak.

"O teste foi bem-sucedido e foi estipulada com o alcance máximo do míssil, que atingiu o objetivo com grande precisão", disse o representante do DRDO, Ravi Kumar Gupta.

O Agni-IV ("fogo" em sânscrito) é uma versão modificada do Agni-II, pesa 16 toneladas e conta com capacidade para transportar 1 mil kg de carga explosiva. "Sua tecnologia é muito superior às versões anteriores do míssil, tanto em termos de manejo, como de tecnologia e alcance", acrescentou Gupta.

Esse míssil pode ser lançado de plataformas de lançamento ferroviárias ou de estradas, com um tempo de preparação para o disparo de 15 minutos.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com seu rival e vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares. Para o futuro, a Índia pretende testar o míssil Agni-V, com alcance de 5 mil km.