27 de Agosto, 2012 - 11:10 ( Brasília )

Geopolítica

Dominó Árabe - Rebeldes derrubam helicóptero do Exército sírio em Damasco


Rebeldes derrubaram um helicóptero do Exército sírio que bombardeava um bairro de Damasco, nesta segunda-feira, à medida que novos confrontos pesados entre rebeldes e tropas leais ao presidente Bashar al-Assad explodiram na capital, disseram testemunhas

A televisão estatal síria disse que um helicóptero havia caído em Damasco, mas não forneceu mais detalhes. Testemunhas disseram que o helicóptero foi consumido pelas chamas após ser atingido por um projétil durante um tiroteio no bairro de Jobar e depois caiu em um distrito próximo, Qaboun.

Imagens de vídeo de ativistas mostraram o helicóptero em chamas caindo com um rastro de fumaça, enquanto se podia ouvir ao fundo os rebeldes no chão gritando "Deus é o Maior". "Ele estava sobrevoando a parte leste da cidade e disparando a manhã inteira. Os rebeldes estavam tentando atingi-lo por cerca de uma hora, e finalmente conseguiram", disse à Reuters um ativista na região, que disse se chamar Abu Bakr, pelo Skype.

Confrontos pesados aconteceram na periferia do leste da capital após a queda do helicóptero, afirmaram ativistas. Helicópteros do Exército começaram a lançar mísseis e disparar com metralhadoras no domingo em Jobar, Zamalka e Irbin, bairros da classe trabalhadora sunita muçulmana, nas redondezas da parte leste da cidade.

Rebeldes na região têm lançado ataques de guerrilha contra as forças de Assad na periferia e em bairros vizinhos em Damasco, levando a rebelião de 17 meses ao centro do governo nos últimos meses. "O Exército de Assad retaliou ao prender arbitrariamente 100 pessoas em Jobar. Helicópteros lançaram avisos aos habitantes para entregarem pessoas que o governo descreve como terroristas ou irão encarar aniquilação", disse um comerciante que vive na região, Abu Omar, à Reuters, por telefone.