18 de Agosto, 2012 - 10:48 ( Brasília )

Geopolítica

Kim Jong-un visita militares na fronteira marítima com Coreia do Sul


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou neste sábado as tropas destacadas em duas ilhotas próximas à tensa fronteira no Mar Amarelo, dois dias antes do início das manobras militares anuais de Coreia do Sul e Estados Unidos.

A agência KCNA informou que Kim inspecionou os destacamentos das ilhotas de Jangjae e Mu e incentivou os militares a manterem a equipe "totalmente preparada para ações de combate" e não tolerarem agressões inimigas.

Na ilha de Mu se encontra a base de artilharia que em novembro de 2010 disparou contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, em incidente que teve o saldo de quatro mortos, no primeiro ataque direto do Norte ao território do Sul desde a Guerra da Coreia.

Segundo a KCNA, durante a inspeção Kim propôs conceder o título de "destacamento de defesa heroica" ao posto militar de Mu por "ter demonstrado a integridade dos artilheiros" norte-coreanos "perante o inimigo".

Participarão da manobra "Guardiã da Liberdade Ulchi", realizada anualmente desde 1976 para reforçar a coordenação e a capacidade de defesa das tropas de Coreia do Sul e EUA, 56 mil soldados sul-coreanos e 30 mil americanos. A cooperação começará na próxima segunda-feira e irá até 31 de agosto.