17 de Julho, 2012 - 10:26 ( Brasília )

Geopolítica

Índia pede investigação aos EAU por pescador morto em ataque dos EUA


A Índia pediu nesta terça-feira aos Emirados Árabes que investiguem a morte de um pescador indiano que morreu pelos disparos lançados por uma embarcação militar americana contra um pequeno barco a motor perto da costa de Dubai, anunciou o ministério indiano das Relações Exteriores.

"O embaixador indiano em Abu Dhabi pediu às autoridades dos Emirados Árabes Unidos que investiguem as circunstâncias deste trágico acidente", indicou um porta-voz da chancelaria, Syed Akbaruddin.

Segundo o porta-voz, o embaixador da Índia em Washington está "em contato com o governo norte-americano em relação ao incidente no Golfo e assegurou que será realizada uma investigação exaustiva".

O barco petroleiro e abastecedor "USNS Rappahannock" abriu fogo com metralhadoras pesadas contra esta embarcação civil "depois que ela não respondeu às advertências e quando se aproximava rapidamente" do navio americano, indicou a Vª Frota dos Estados Unidos em um comunicado.

Em Abu Dhabi, um funcionário de alto escalão do ministério das Relações Exteriores, Tarek Ahmed al Hidan, anunciou que um pescador indiano morreu e outros três da mesma nacionalidade sofreram ferimentos graves.

O incidente ocorreu, segundo este funcionário citado pela agência oficial WAM, na entrada do porto de Jebel Ali, no Emirado de Dubai.