Oriente Médio – EUA dizem que não estão tentando enfraquecer governo sírio

Os Estados Unidos não estão trabalhando para enfraquecer o governo sírio, mas tentam apoiar os objetivos democráticos como fazem em outros lugares do mundo, disse o Departamento de Estado norte-americano nesta segunda-feira.

Os comentários ocorreram após o jornal The Washington Post informar que o Departamento de Estado deu apoio financeiro secreto a grupos de oposição sírios, de acordo com documentos confidenciais divulgados pelo WikiLeaks.

"Tentar promover uma transformação para um processo mais democrático nesta sociedade não está necessariamente enfraquecendo o governo existente", disse o porta-voz do Departamento de Estado Mark Toner.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, "precisa tratar as aspirações legítimas de sua gente", disse ele.

"Não estamos trabalhando para enfraquecer este governo", disse Toner em coletiva de imprensa, acrescentando que o governo norte-americano está trabalhando para promover processos democráticos na Síria e em outros locais no mundo.

"O governo sírio entende que este tipo de assistência como uma ameaça", afirmou.

Os documentos confidenciais mostram que o Departamento de Estado destinou até 6 milhões de dólares desde 2006 a um grupo de exilados sírios para operar uma emissora de TV baseada em Londres, a Barada TV, e financiar atividades dentro da Síria, disse o Post.

(Reportagem de Tabassum Zakaria)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter