22 de Junho, 2012 - 08:30 ( Brasília )

Geopolítica

Subsecretário do Exército dos EUA promove cooperação militar com o Chile


Tenente-Coronel Rob Manning/Exército dos EUA


O subsecretário do Exército dos EUA, Joseph W. Westphal, participou recentemente da 12ª Comissão Consultora de Defesa dos EUA e Chile (DCC) em Santiago, Chile, e visitou unidades do Exército chileno em todo o país para aumentar as relações e a cooperação de segurança no hemisfério.

Westphal participou das conversações bilaterais como membro de uma delegação do Departamento de Defesa norte-americano liderada pelo Honorável Paul Stockton, secretário assistente da Defesa do Gabinete de Segurança da Defesa do Continente e das Américas, e incluiu o Honorável Frank Mora, secretário adjunto assistente da Defesa do Gabinete para o Hemisfério Ocidental.

As autoridades norte-americanas mantiveram francas e produtivas discussões com seus homólogos do Departamento de Defesa do Chile e abordaram energia, meio ambiente, segurança do hemisfério, ciência e tecnologia, oportunidades educacionais e questões de interoperacionalidade.

“Nossos países e nossos exércitos têm um excelente relacionamento e, através dessas interações, continuamos a melhorar e fortalecer a cooperação”, disse Westphal durante os encontros. “Enfrentamos desafios mútuos e nossa colaboração é essencial para criar parcerias fortes e encontrar as melhores soluções para nossos exércitos”.

Westphal ressaltou a importância de se criarem relacionamentos no momento em que EUA e Chile enfrentam os desafios e as oportunidades do século XXI.

“A Comissão Consultora de Defesa considera fundamental avançar em nossas relações bilaterais com o Chile e seu sucesso é testemunho de uma parceria baseada em interesses e valores mútuos”, disse Westphal.

A DCC EUA-Chile foi criada através de acordos de 1996 entre ambos os países, para participarem de uma série de encontros anuais e estabelecer uma maior compreensão e cooperação entre as organizações de defesa das duas nações.

Além de comparecer à DCC EUA-Chile, o Dr. Westphal visitou diversas unidades do Exército chileno e enfatizou a parceria duradoura entre os dois países.

Ele observou em primeira mão operações humanitárias para a retirada de minas realizadas pelo governo chileno ao longo da fronteira entre Chile e Peru perto da cidade de Arica, no Chile.

“Trata-se de um empreendimento monumental e importante para o Chile e eu parabenizo este país por seu profissionalismo e capacidade”, disse Westphal.

Durante sua visita a Arica, o Dr. Westphal encontrou-se com soldados que servem na Primeira Brigada Blindada do Chile e falou com as lideranças da unidade sobre desafios mútuos e os esforços de transformação que vêm empreendendo. Os soldados chilenos da brigada fizeram demonstrações dos equipamentos para o Dr. Westphal e mostraram seus conhecimentos e as atuais prioridades da missão.

“A visita de autoridades do Exército dos Estados Unidos foi muito proveitosa para nós. Mantemos um relacionamento especial e acredito que esta é a forma de fazermos com que esse relacionamento seja sólido. Compartilhar pontos de vista nos permite aprender e reforçar nossos elos”, disse um oficial de operações do Exército chileno lotado na Primeira Brigada Blindada do Chile.

A visita de Westphal ao Chile teve como objetivo reforçar a parceria entre os Estados Unidos e aquele país, além de enfatizar o compromisso compartilhado de enfrentar desafios e promover a paz e a estabilidade no hemisfério.