18 de Junho, 2012 - 07:59 ( Brasília )

Geopolítica

Navios de guerra russos se preparam para zarpar rumo à Síria


Dois navios de desembarque concluem os preparativos para zarpar rumo ao porto sírio de Tartus com o propósito de garantir a defesa dos interesses nacionais da Rússia no país árabe, anunciou nesta segunda-feira um porta-voz do Estado-Maior da Armada russa à agência Interfax.

A bordo dos navios se deslocará até a Síria um grande grupo de infantes da marinha russos, segundo a Marinha. "A tripulação do Nikolai Filchenkov e do Cesar Kunikov, junto aos infantes de marinha, podem garantir se for necessário a segurança dos cidadãos russos e evacuar parte do material do ponto de manutenção técnico" que é o porto de Tartus para a Rússia, explicou o porta-voz militar.

O oficial esclareceu que a ordem de preparar os navios para a missão chegou de improviso. A aviação militar está pronta para cobrir os navios de guerra se estes forem enviados à Síria a fim de evacuar os cidadãos russos, assegurou no sábado o vice-comandante-em-chefe da Força Aérea, o general Vladimir Gradusov.

O porto sírio de Tartus, que acolheu uma base soviética em tempos da Guerra Fria, é atualmente um centro de manutenção e abastecimento para a Frota russa do Mar Negro.