31 de Maio, 2012 - 10:48 ( Brasília )

Geopolítica

Política Externa - "Contra imperialismo", PT declara total apoio à reeleição de Chávez


O PT declarou nesta quarta-feira seu "total apoio" ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que em outubro tentará ser reeleito para o cargo que exerce desde 1999. "Estarei em julho em Caracas para manifestar nossa simpatia e apoio ao presidente Chávez, sem interferir nos assuntos internos (da Venezuela)", declarou o presidente do partido, Rui Falcão, em entrevista com correspondentes estrangeiros em Brasília.

Ele disse que viajará à capital venezuelana para participar de uma reunião do Foro de São Paulo, organização que congrega partidos da esquerda latino-americana, mas que aproveitará para "levar a Chávez" o apoio do PT.

Segundo ele, o partido "apoia todos aqueles presidentes que governam em favor dos povos e que não aceitam a hegemonia imperialista", entre os quais citou o próprio Chávez, a argentina Cristina Kirchner, o peruano Ollanta Humala e o salvadorenho Mauricio Funes, entre outros.

Chávez, que passou por três cirurgias em menos de um ano e se submeteu a sessões de quimioterapia e radioterapia para combater um câncer, ratificou sua candidatura para as eleições presidenciais de 7 de outubro na Venezuela.

Sobre a reunião do Foro de São Paulo, Falcão explicou que a agenda incluirá debates sobre integração, promoção de políticas não recessivas, construção de uma agenda global "antineoliberal", defesa da paz mundial, princípio da não-intervenção e fim do embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba.