12 de Abril, 2011 - 13:47 ( Brasília )

Geopolítica

Dilma: atitude sobre direitos humanos é igual em relação a China e EUA


PEQUIM, 12 Abr 2011 (AFP) -A presidente Dilma Rousseff, que está em visita oficial à China e reuniu-se nesta terça-feira com seu par chinês, Hu Jintao, afirmou manter em relação ao país asiático postura semelhante à que apresentou em relação aos Estados Unidos durante a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, no mês passado.

"Temos a mesma posição que tivemos com os Estados Unidos", disse Dilma à imprensa, destacando que "todos os países têm problemas ligados aos direitos humanos".

Dilma Rousseff fez referência à nota conjunta que os dois líderes divulgaram após seu encontro, na qual os seus países se comprometem a "fortalecer as consultas bilaterais" e "promover o intercâmbio de experiências e boas práticas".

A China é acusada pelos grupos de defesa das liberdades fundamentais de violar sistematicamente os direitos humanos dos opositores e dissidentes, os quais não hesita em prender para fazer com que se calem.

Nos últimos meses, houve um recrudescimento da repressão contra opositores do regime, muitos deles inspirados pelas revoltas organizadas nos países árabes para pedir mudanças políticas.

af/ap