09 de Abril, 2012 - 11:10 ( Brasília )

Geopolítica

Irã diz que não aceitará pré-condições em negociação nuclear


O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, disse que o Irã não vai aceitar pré-condições impostas por potências mundiais antes da retomada das negociações sobre as atividades nucleares iranianas no fim de semana, relatou a mídia iraniana na segunda-feira.

"Estabelecer condições antes da reunião significa tirar conclusões, o que é completamente sem significado, e nenhuma das partes irá aceitar condições estabelecidas antes das conversas", afirmou Salehi, de acordo com a agência de notícias do Parlamento iraniano.

Autoridades americanas dizem que fazer com que o Irã suspenda o enriquecimento de urânio de alto nível e feche o complexo nuclear construído nas profundezas de uma montanha em Qom são prioridades para as negociações nucleares entre o Irã e potências mundiais, que devem ser retomadas no sábado em Istambul.

Os EUA e seus aliados esperam conseguir fazer um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear, o qual eles suspeitam estar sendo usado secretamente para desenvolver armas nucleares. O Irã sustenta que suas atividades nucleares são completamente pacíficas e se recusou até agora a suspender o enriquecimento de urânio.