05 de Abril, 2012 - 10:14 ( Brasília )

Geopolítica

Senhor das Armas - Viktor Bout: a justiça americana é uma máquina desalmada

Em novembro de 2011, o empresário russo Viktor Bout foi declarado pelo tribunal federal de Nova York culpado de conspirar para vender sistemas de mísseis anti-aéreos e de prestar assistência financeira aos membros do grupo rebelde colombiano FARC.

Bout foi detido na Tailândia em 2008 e extraditado para os Estados Unidos dois anos depois. Ele insiste até hoje que foi vítima de propaganda, a maior parte da qual foi retirada de obras de arte completamente fictícias. Bout deu uma entrevista exclusiva à Voz da Rússia.

Sr. Bout, você acredita que o filme Lord of War (O Senhor das Armas), com Nicolas Cage, teve influência no tribunal ou até que foi inteiramente produzido pela Força Administrativa de Narcóticos?

Eu não acredito, eu sei. Para muitos que viram o filme sobre mim, conhecer-me se torna uma espécie de troféu. Para eles, eu sou como uma presa que primeiro foi morta e depois fotografada para lembrança. O problema é que a verdade não é importante para eles. Eles acreditam cegamente no que foi dito na mídia. E, apesar de todas as suas possibilidades no campo do direito, eles não podem dizer a verdade. E a verdade é muito simples: eu não cometi crimes e, portanto, sou inocente.

Recentemente você foi transferido para o centro de detenção Metropolitan em Brooklyn depois de dois anos na prisão correcional Metropolitan em Manhattan. Suas condições melhoraram? Como você se sente agora?

Eu estou tentando manter o otimismo. Claro, depois de um ano e meio na solitária, sem poder ver o céu ou sentir o vento, as condições em que estou agora são muito melhores. Eu desfruto do ar fresco e pratico esportes.

Em 2000, a ONU divulgou um relatório acusando-o de inúmeras violações das sanções Africanas sobre transporte de cargas, por ter transportado armas. Essas acusações são legítimas?

A própria ONU é uma grande questão. Será que eles vieram ter comigo e me mostraram alguma informação? Quem fazia parte do grupo de peritos auto-proclamados sobre o meu assunto? Porque é que entre os especialistas não havia nenhum com formação jurídica? Havia apenas caçadores de recompensa que queriam ganhar dinheiro. Eles conduziram uma investigação que não cumpriu nenhuma das condições de uma investigação honesta.

Você acha que tem alguma chance de ganhar o caso?

Não, e eu disse isso desde o início. Eles gastam centenas de milhões de dólares. Como você acha que se pode ganhar em tribunal quando eles usam a “morte de americanos” como palavra mágica? Neste país, nenhum jurado o julgará inocente se dizem que você queria matar americanos. É impossível. Você diz o que tem a dizer mas as pessoas agem como uma máquina desalmada.