07 de Março, 2012 - 16:18 ( Brasília )

Geopolítica

Tambores de Guerra - Netanyahu teria pedido a Panetta material para atacar o Irã


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu em Washington ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, que aprove a venda do material bélico necessário para bombardear o Irã, informa nesta quarta-feira o diário Ha'aretz.

Em uma recente reunião, Netanyahu solicitou a aquisição de sistemas avançados de resposta em voo e bombas anti-bunker GBU-28, necessárias para destruir os principais centros do programa nuclear iraniano.

A instalação de Fordow, próxima da cidade de Qom e na qual Teerã enriquece urânio, está construída parcialmente dentro de uma montanha, enquanto a de Natanz, ao sul da capital, se encontra 8 m sob o nível do solo, protegida por várias camadas de cimento.

O diário, que se baseia em informações fornecidas por um alto cargo americano, assinala que o presidente americano, Barack Obama, encarregou Panetta de trabalhar diretamente sobre o tema com seu colega israelense, Ehud Barak, e que se inclina a aceitar a demanda o mais rapidamente possível.

Com Obama na Casa Branca, a colaboração militar entre os dois países aliados alcançou níveis sem precedentes, como sublinham seus respectivos dirigentes.

Um documento diplomático revelado pelo site WikiLeaks assinala que Israel e EUA abordaram em uma reunião mantida em novembro de 2009 a "entrega a Israel de bombas anti-bunker GBU-28, apontando que a transferência deveria ser feita com discrição para evitar alegações de que o Governo dos EUA estaria ajudando Israel a preparar um ataque contra o Irã".