22 de Fevereiro, 2012 - 09:03 ( Brasília )

Geopolítica

Domnó Árabe - Uso da força pode ser única solução para Síria - oposição


PARIS, 22 Fev (Reuters) - O grupo de oposição Conselho Nacional Sírio (SNC) disse na quarta-feira que estava chegando à conclusão que uma intervenção militar seria a única solução para a crise de quase um ano de duração que já matou milhares de pessoas na Síria.

"Estamos perto de enxergar esta intervenção militar como a única solução. Há dois males: uma intervenção militar ou uma prolongada guerra civil", disse Basma Kodmani, uma autoridade do alto escalão do SNC, em uma coletiva de imprensa em Paris.

Kodmani disse que o SNC também estava propondo à Rússia, que vetou a ação contra o governo da Síria no Conselho de Segurança da ONU, que ajude a persuadir o governo sírio a garantir a passagem em segurança de comboios humanitários que trazem socorro para os civis.

"Para que não haja militarização, a ideia é pedir à Rússia para exercer pressão no regime para não disparar contra corredores humanitários", disse ela. Kodmani afirmou que o SNC propôs a instalação de corredores do Líbano para a cidade cercada de Homs, da Turquia para Idlib e da Jordânia para Deraa.

O Conselho também irá pedir ajuda ao Egito em uma reunião do Grupo de Amigos da Síria que será realizada em Túnis, na sexta-feira, para restringir o acesso ao Canal de Suez para qualquer navio transportando armas para o regime sírio.

(Por John Irish)