22 de Fevereiro, 2012 - 08:27 ( Brasília )

Geopolítica

Chávez diz que há muitas chances de novo tumor ser maligno


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que existem altas probabilidades de que o tumor cancerígeno encontrado em sua região pélvica, no mesmo local onde já fora extraído um câncer, seja maligno, e anunciou que será operado nos próximos dias em Havana, em Cuba, para extrair o novo tumor.

"Não temos certeza, ninguém pode dizer que essa nova lesão seja maligna, no entanto há probabilidades altas, porque está no mesmo lugar onde estava o outro, por isso é preciso extraí-lo", explicou Chávez ao canal de televisão estatal VTV.

"Vou para Havana, lá está tudo pronto, são os mesmos médicos que me operaram" da vez passada. "Lá há mais segurança para este tipo de operação e sobretudo os mesmos médicos", ressaltou.

O anúncio de Chávez foi feito em sua cidade natal, Barinas, onde chegou após passar o fim de semana para realizar exames em Havana, em Cuba. Chávez disse que se trata de "uma lesão de cerca de dois centímetros" e assegurou que os médicos estão otimistas. O presidente da Venezuela disse que o surgimento do tumor estava dentro das possibilidades previstas após a cirurgia que ele realizou em junho.

O líder garantiu, no entanto, que agora está muito melhor para enfrentar uma nova operação. "É preciso atuar rápido para precisar as características desta lesão para depois proceder uma nova etapa do tratamento", afirmou. O presidente agradeceu a grande quantidade de chamadas e mensagens que recebeu desde que foi anunciado que ele seria submetido a uma nova cirurgia.

Chávez disse que recebeu mensagens de apoio da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, do Uruguai, José Mujica, da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Bolívia, Evo Morales.

O chefe de estado também atacou o que classificou como mentiras lançadas nos últimos dias, que diziam que ele teria piorado e teria que realizar uma operação de urgência em Havana. Chávez disse que os rumores são indicadores de um ataque sujo e assegurou que além da verdade sobre sua lesão existem muitas mentiras.

O presidente aproveitou para agradecer pelo Twitter o apoio recebido: "Deus pague tanta solidariedade, tanto Amor, meus amados e amadas compatriotas! Viverei! Viveremos! Venceremos! Até a Vitória Sempre!".