21 de Fevereiro, 2012 - 13:39 ( Brasília )

Geopolítica

Combates deixam 3 soldados mortos e 250 deslocados na Colômbia


Pelo menos três soldados mortos, 11 feridos e cerca de 250 pessoas deslocadas deixaram os combates travados nesta segunda-feira pelas tropas do Exército colombiano com facções das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em uma zona rural do departamento do Cauca (sudoeste), informaram fontes oficiais.

Os confrontos com os rebeldes das Farc foram registrados em arredores da reserva indígena conhecida como Huellas, em zona rural montanhosa da pequena localidade de El Pallo que pertence ao município de Caloto, a cerca de 450 km de Bogotá.

Cinco dos militares feridos foram levados de helicóptero da Força Aérea Colombiana (FAC) para Cali, capital de Valle del Cauca, enquanto seis mais foram atendidos no hospital de Caloto. Nesse centro de saúde, dois dos soldados chegaram mortos e um mais morreu, segundo fontes médicas.

Por outro lado, uma fonte da Associação de Indígenas do Norte do Cauca (ACIN) consultada por telefone assinalou que cerca de 50 famílias, que somam ao redor de 250 pessoas, fugiram da região dos combates armados e se refugiaram em albergues dispostos pelas autoridades aborígines. Entre os deslocados há mais de 130 menores de idade, acrescentou a fonte.

O prefeito de Caloto, Jorge Arias, por sua vez, disse a jornalistas que não há água potável disponível nos albergues e pediu ajuda de organismos humanitários para aliviar a situação.