17 de Fevereiro, 2012 - 10:47 ( Brasília )

Geopolítica

Dominó Árabe - Ahmadinejad acusa estrangeiros por problemas regionais


O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, considerou nesta sexta-feira que todos os problemas regionais enfrentados por Irã, Afeganistão e Paquistão são provocados por interferências estrangeiras, no segundo e último dia de uma cúpula em Islamabad.

"Todos os problemas vêm do exterior. Com o objetivo de promover seus objetivos e ambições, (estes poderes estrangeiros) não querem que nossas nações se desenvolvam", declarou Ahmadinejad.

O presidente iraniano se pronunciou em uma coletiva de imprensa com os líderes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Alí Zardari, com os quais se reuniu para conversar sobre o processo de paz previsto para pôr fim a dez anos de conflito no Afeganistão, assim como a luta contra o terrorismo.

"Devemos permanecer unidos para avançar e para conquistar nossos objetivos", acrescentou Ahmadinejad. "Todos estes poderes interferem na região. Pensamos que os problemas da região devem ser resolvidos no nível da região", destacou.

Esta cúpula é realizada no contexto de uma deterioração das relações entre Washington e Islamabad, seu aliado chave na chamada "guerra contra o terrorismo", iniciada desde o fim de 2001, e de novas acusações, sobretudo de Israel contra o Irã, acusado de ser responsável por uma série de atentados contra seus diplomatas.