15 de Fevereiro, 2012 - 12:22 ( Brasília )

Geopolítica

Irã instala centrífugas três vezes mais potentes


Teerã, 15 Fev 2012 (AFP) - O Irã instalou uma série de novas centrífugas que são três vezes mais potentes que as existentes, declarou Fereydun Abasi Davani, diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, em um discurso exibido ao vivo na televisão.

"Hoje assistimos o início das atividades da primeira série destas centrífugas, que tem uma capacidade de enriquecimento três vezes maior que as precedentes", declarou Abadi Davani.

"É uma resposta forte a todas às sabotagens dos ocidentais", completou.

Irã introduz seu próprio combustível nuclear no reator de Teerã

televisão iraniana difundiu nesta quarta-feira ao vivo as imagens da introdução de uma barra de combustível nuclear - enriquecida a 20% e fabricada localmente no Irã - no núcleo do reator de pesquisas de Teerã, na presença do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

As imagens mostraram especialistas iranianos quando introduziam a barra no interior do reator, que produz isótopos para doentes com câncer.

O procedimento foi saudado como um avanço técnico no Irã, mostrando que a república islâmica dominou todos os aspectos do ciclo de energia nuclear apesar das duras sanções ocidentais e da ONU.

A televisão mostrou Ahmadinejad, o presidente da Organização de Energia Atômica, Fereydoon Abassi Davani, e outros oficiais vestidos em jalecos brancos dentro do reator, e observanod um haste de metal ser introduzida na instalação.

O Irã anunciou também nesta quarta que decidiu suspender as exportações de petróleo para seis países europeus: Holanda, Espanha, Itália, França, Grécia e Portugal, em resposta às sanções impostas pela União Europeia (UE) ao país.