13 de Fevereiro, 2012 - 11:54 ( Brasília )

Geopolítica

Tambores de Guerra - Israel acusa Irã de estar por trás de ataques em embaixadas


JERUSALÉM, 13 Fev 2012 (AFP) -O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou nesta segunda-feira o Irã pelos ataques contra funcionários das embaixadas israelenses na Geórgia e na Índia que feriram ao menos duas pessoas.

"O Irã está por trás destes ataques. É o maior exportador de terror no mundo", disse Netanyahu a membros de seu partido Likud.

Israel confirma ataques contra diplomatas na Índia e Geórgia

O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse nesta segunda-feira que uma bomba explodiu em frente à embaixada do país em Nova Délhi, na Índia, e um outro atentado em Tbilisi, na Geórgia, foi frustrado pelas autoridades, informa a agência Reuters. Após os ataques, o governo israelense emitiu alerta máximo para as embaixadas do país ao redor do mundo.

A polícia indiana informou que duas pessoas ficaram feridas na explosão de um automóvel da embaixada israelense em Nova Délhi. O veículo, que estava estacionado na rua, diante da embaixada, que fica em um bairro residencial da capital indiana, ficou completamente destruído. As causas da explosão são desconhecidas.

"Houve uma tentativa de ataque e outro bem-sucedido", disse à Reuters Paul Hirchson, porta-voz do Ministério do Exterior israelense. "Nos dois casos, as pessoas alvejadas trabalhavam nas embaixadas israelenses".

Ele também confirmou que uma bomba foi encontrada em um carro pertencente a um funcionário da embaixada em Tbilisi e que o artefato foi desarmado pela polícia local.

Com informações das agências Reuters e AFP