09 de Fevereiro, 2012 - 09:05 ( Brasília )

Geopolítica

Hugo Chávez anuncia visita a Dilma Rousseff no fim de março


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira que se reunirá "no fim de março" com sua colega Dilma Rousseff, um encontro que previa para este fim de semana, mas que foi desmentido por Brasília.

"No fim de março, estaremos cumprindo o acordo de que a cada três meses haja reunião entre a presidente Dilma e este humilde servidor para continuar impulsionando o eixo Caracas-Brasília", disse Chávez acompanhado do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Alessandro Teixeira.

Estamos "revisando essas linhas estratégicas e elaborando a nova agenda para a visita que temos planejada - e realizaremos - no próximo mês de março", completou.

Chávez e Teixeira reuniram-se no palácio presidencial de Miraflores em Caracas para discutir nove linhas de cooperação bilateral, especialmente nas áreas estratégica e financeira.

No último sábado, Chávez disse que em uma semana se reuniria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera em São Paulo de um câncer de laringe, e também com Dilma. "Devo ver Lula no sábado, vamos ver Dilma e Lula", afirmou Chávez, sem dar mais detalhes sobre sua viagem.

Mas nesta quarta-feira a Presidência informou que o encontro entre os dois presidentes "não está previsto para este fim de semana". Uma fonte vinculada a Brasília afirmou que Chávez teria desistido de viajar ao Brasil.