08 de Fevereiro, 2012 - 09:39 ( Brasília )

Geopolítica

Obama receberá Dilma Rousseff na Casa Branca em 9 de abril


A Casa Branca anunciou nesta terça-feira que o presidente americano, Barack Obama, receberá a presidente Dilma Rousseff no dia 9 de abril, com o objetivo de manter a "crescente aliança" entre Brasil e Estados Unidos.

"Os presidentes terão a oportunidade de acompanhar de perto os avanços realizados no marco dos três diálogos presidenciais instaurados na visita de Obama ao Brasil em março de 2011", afirmou a instituição. Esses três foros de diálogo mencionados são o "Diálogo sobre Energia Estratégica", o de "Economia e Finanças" e o de "Aliança Global".

Esta será a primeira visita oficial de Dilma aos EUA desde que ela tomou posse, em janeiro de 2011. A reunião também permitirá aos dois líderes se reunirem novamente com o Fórum Brasil-EUA (encontro de altos executivos) e continuarem os esforços para aumentar os laços bilaterais nos âmbitos econômico, comercial, educacional e de inovação.

Por último, a nota oficial ressalta que Dilma e Obama aproveitarão a ocasião para discutir a cooperação em outros temas regionais e multilaterais, e para preparar a 6ª Cúpula das Américas - que será realizada na Colômbia em abril - e a reunião do G20 (bloco das principais nações ricas e emergentes), que ocorrerá no México em junho.