07 de Fevereiro, 2012 - 15:03 ( Brasília )

Geopolítica

Cristina Kirchner lidera ato com ex-combatentes das Malvinas


A presidente argentina, Cristina Kirchner, vai liderar nesta terça-feira um ato com ex-combatentes da Guerra das Malvinas, em meio ao conflito com o Reino Unido pela soberania das ilhas, informaram fontes oficiais.

Cristina convocou governadores, prefeitos, parlamentares, empresários, funcionários públicos e representantes de organizações sociais à Casa Rosada, onde deve fazer anúncio ligado ao conflito pelas Malvinas, sob domínio britânico e cuja soberania a Argentina reivindica.

Nas últimas semanas, às vésperas do 30º aniversário da guerra travada entre o Reino Unido e a Argentina pelas Malvinas, Londres e Buenos Aires aumentaram a disputa pela soberania das ilhas, com 2.913 habitantes, onde desde quinta-feira está o príncipe William da Inglaterra.

O Reino Unido anunciou na semana passada que enviará em breve às Malvinas um de seus navios de guerra mais modernos, o destróier "HMS Dauntless", Tipo 45, apesar de informar que a operação havia sido planejada há muito tempo.

Em dezembro, os países do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, decidiram bloquear a entrada em seus portos de navios com bandeira das ilhas Falkland (Malvinas).

Diplomatas britânicos consideram que a Argentina tenta organizar um bloqueio econômico às Malvinas e impedir a saída do único voo da LAN Chile que liga as ilhas ao Continente americano, afirmou na semana passada o jornal "The Guardian".