06 de Fevereiro, 2012 - 09:45 ( Brasília )

Geopolítica

Chávez admite problemas em negócios com Irã por embargo dos EUA


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu neste sábado que a produção conjunta de veículos de seu país com o Irã está sendo afetada pelo embargo que os Estados Unidos mantêm à nação asiática. "Tivemos alguns problemas", disse Chávez durante seu discurso na 11ª Cúpula da Aliança Bolivariana dos povos da América (Alba), ao se referir às dificuldades da construção de veículos na empresa mista iraniano-venezuelana no país sul-americano.

O presidente venezuelano indicou que "é um problema para trazer os separados", sem dar dados mais precisos. "Inclusive até para nós pagar a parte que corresponde em dólares à empresa matriz lá é difícil, porque as contas do Irã estão bloqueadas", disse Chávez. Acrescentou que conversou com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em sua recente visita à Venezuela, sobre como encontrar uma solução para este ponto.

"Estivemos avaliando como fazemos para que o negócio não pare, mas o ano passado a produção caiu por falta de autopeças", disse. Os EUA mantêm um embargo sobre o Irã devido à polêmica aberta sobre o programa nuclear iraniano, que Washington considera que conduz ao desenvolvimento de armas nucleares, fato que Teerã nega.