31 de Janeiro, 2012 - 16:24 ( Brasília )

Geopolítica

Queda do regime sírio é "uma questão de tempo", dizem EUA


A queda do regime do presidente Bashar al-Assad na Síria é "apenas uma questão de tempo" diante da revolta de parte da população, declarou nesta terça-feira o diretor nacional da inteligência (DNI) americana, James Clapper. "Pessoalmente, acredito que é apenas uma questão de tempo, mas esse é o problema, pode ser por muito tempo", admitiu Clapper diante de uma comissão da inteligência no Senado.

"Eu não vejo como ele poderá manter seu controle sobre o país", julgou, acrescentando que este processo poderá demorar por causa da "fragmentação da oposição". O diretor da CIA, o ex-general David Petraeus, compartilhou a posição de Clapper.

"A oposição mostrou uma capacidade de resistência considerável", afirmou, ressaltando também o aumento da violência cometida durante as manifestações e a chegada da onda de revolta aos subúrbios de Alep, segunda maior cidade do país, e Damasco. A queda de Bashar el-Assad, membro da minoria alauíta, levará ao estabelecimento de um governo dominado por sunitas, majoritários no país, previu.

A perda da aliada síria será também um "revés considerável" para o Irã, afirmou o diretor da CIA. "A perda da Síria, que faz o papel de plataforma logística e de ligação para apoiar o Hezbollah no Líbano, representará um revés considerável para o Irã", explicou. "É por isso que a Guarda Revolucionária (iraniana) apoia tanto Bashar al-Assad".