06 de Janeiro, 2012 - 11:34 ( Brasília )

Geopolítica

Navios de guerra russos se dirigem para porto sírio


Navios do agrupamento naval russo localizado na parte oriental do Mediterrâneo estão navegando na direção do porto sírio de Tartous, ponto de apoio logístico da frota russa. A data estimada de chegada ao destino é 7 de Janeiro.

Prevê-se que no porto sírio entrem o contratorpedeiro Almirante Chabanenko e o navio de guarda Iaroslav Mudry. O grupo naval russo permanecerá na Síria vários dias.

Israel e EUA realizarão manobras militares conjuntas

Israel e os Estados Unidos da América se estão preparando para exercícios de defesa antimíssil com envergadura sem precedentes. Segundo anunciou o comando militar israelense, as manobras serão realizadas dentro de algumas semanas sob o nome de código O Desafio Severo 12.

Acredita-se que durante as manobras seja testado o sistema de defesa antimíssil modernizado Hetz-3 (Flecha-3), destinado a interceptar mísseis balísticos já na estratoesfera. De acordo com fontes militares, as manobras teriam sido planejadas há muito tempo e não teriam qualquer relação com os acontecimentos em curso, nomeadamente, com os recentes testes de mísseis no Irã.