04 de Janeiro, 2012 - 10:04 ( Brasília )

Geopolítica

EUA prometem manter sua presença militar no Golfo Pérsico


Os Estados Unidos prometeram nesta terça-feira manter seus navios de guerra posicionados na região do Golfo, apesar das advertências iranianas. "A mobilização das forças militares americanas na região do Golfo Pérsico continuará como vem sendo há décadas", afirmou, em um comunicado, o secretário de imprensa do Pentágono, George Little.

O movimento de porta-aviões e navios de apoio no Golfo e através do estratégico Estreito de Ormuz faz parte dos compromissos de longa data dos Estados Unidos, apoia operações militares americanas na região e está em conformidade com as leis marítimas, afirmou. "Nossa passagem no Estreito de Ormuz continua em conformidade com a lei internacional, que garante aos nossos navios o direito de transitar", disse Little.

"Estamos comprometidos a proteger as liberdades marítimas, que são a base para a prosperidade global; esta é uma das principais razões pelas quais nossas forças militares operam na região", disse Little, sem se referir diretamente ao Irã.

O comunicado do Pentágono foi divulgado horas após o Irã alertar para um dos maiores porta-aviões da marinha americana, o USS John C. Stennis, não retornar ao Golfo, em uma escalada crescente das tensões em relação ao programa nuclear de Teerã.