Tensão – Navios de guerra dos EUA cruzam estreito de Ormuz

Dois navios de guerra americanos cruzaram o estreito de Ormuz sem incidentes, informou nesta quinta-feira a Marinha dos Estados Unidos, apesar da advertência do Irã de fechar a estratégica rota do petróleo. O porta-aviões USS John C. Stennis e o cruzador USS Mobile Bay "realizaram sem problemas o trânsito previsto, de rotina, através do estreito de Ormuz", disse a porta-voz da Quinta Frota, tenente Rebecca Rebarich.

Mais cedo, o Irã denunciou o ingresso de um porta-aviões dos Estados Unidos numa zona de manobras navais iranianas, perto do estreito, por onde passam 40% do tráfego de petróleo mundial, em meio à tensão entre os dois países. No entanto, "nossa interação com a Marinha regular iraniana está dentro dos padrões conhecidos, da forma habitual e profissional da prática marítima", disse Rebarich num correio eletrônico emitido a partir da sede da Quinta Frota, no Bahrein.

O Irã, que iniciou no sábado um exercício naval de dez dias na região do estreito de Ormuz, no mar de Omã e no Oceano Índico, aludiu à possibilidade de fechar o estreito, se as potências ocidentais impuserem novas sanções ao país, para impedir suas exportações de petróleo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter