29 de Dezembro, 2011 - 12:24 ( Brasília )

Geopolítica

ARGENTINA – Surge o Discreto Puricelli

No segundo mandato de Cristina Kirchner surge a figura ascendente do ministro da Defesa Arturo Puricelli

Nelson During
Editor-chefe DefesaNet

 

Um dia pós o impacto da notícia de seu problema de saúde e o afastamento, para tratamento médico em janeiro, a presidente Cristina Fernández de Kirchner presidiu ao meio-dia a tradicional cerimônia de entrega das espadas ao oficiais promovidos ao generalato das três forças:  Ejército, la Armada e la Fuerza Aérea.

Na cerimônia realizada no Salão  “Blanco”  da Casa Rosada, os oficiais receberam a espada e a insígnia  do generalato. Foram por parte do Ejército 6 generais, Armada 8 contra-almirantes e Fuerza Aérea 8 brigadeiros

Na solenidade foi clara a estrela ascendente do atual ministro da Defesa Arturo Puricelli. Reconfirmado no comando da Defensa, ele que tinha assumido no último ano com a saída de Nilda Garré para o ministério da Seguridad.

Puricelli, um peronista de longa data, teve a sua vez no governo dos Kirchner para recuperar o falido complexo industrial-militar argentino. Após uma excelente gestão na organização FM (Fabricas Militares) assumiu a nova FAdeA, a recém nacionalizada Lockheed Argentina (ex-FMA).

Puricelli foi o principal gestor do acordo que levou a Argentina participar do projeto EMBRAER KC-390 .

O seu dedo pode ser sentido na única promoção a generais de 3 e 4 estrelas. Foi o general-de-brigada Carlos Barchuk, - atual Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento -  promovido a general-de-divisão

Puricelli gestiona para que a Argentina participe do projeto da VBTP-MR Guarani, uma versão 8x8 a ser desenvolvida.


Assim como procura uma maior integração com o Brasil, que pela sua estratégia é visto como o real alavancador da indústria de defesa argentina e a recuperação das Forças Armadas daquele país.

O ministério de Defesa, informou que foram promovidos, 140 tenentes-coronéis a coronel; 70 vicecomodoros a comodoros; e 55 capitão-de-fragata a capitão-de-navío.