14 de Dezembro, 2011 - 08:41 ( Brasília )

Geopolítica

Panetta: EUA estão vencendo no Afeganistão


Afeganistão, 14 dez 2011 (AFP) - O secretário americano de Defesa, Leon Panetta, afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos estão vencendo uma dura batalha no Afeganistão, em um discurso em uma base próxima da fronteira com o Afeganistão.

Panetta chegou na terça-feira a Cabul para sua segunda visita ao Afeganistão desde que assumiu o cargo em julho.

"Estamos no bom caminho e estamos vencendo um conflito muito difícil", declarou Panetta a militares na base avançada de Shanara, na província afegã de Paktika, a 56 quilômetros da fronteira paquistanesa.

"Chegamos a um ponto no qual conquistamos avanços enormes. Ainda há ameaças, ainda há desafios que deveremos enfrentar? Evidentemente", completou diante de 200 dos 600 soldados da base.

"No fim, aqui no Afeganistão, nós vamos poder instalar um país capaz de governar-se e proteger-se por conta própria", acrescentou, antes de prometer que os Estados Unidos garantirão que os talibãs e a Al-Qaeda "nunca mais poderão encontrar refúgio no Afeganistão.

Panetta também disse que o Paquistão, suspeito de abrigar em seu território bases de retaguarda dos insurgentes, deve vigiar a longa fronteira com o Afeganistão.

mra-ayv/fp