01 de Dezembro, 2011 - 09:34 ( Brasília )

Geopolítica

Começa 2ª fase da transferência da segurança no Afeganistão


A missão da Otan no Afeganistão iniciou nesta quinta-feira formalmente a segunda fase da transferência das competências de segurança às forças afegãs com uma cerimônia na província de Parwan, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ato contou com a participação, entre outras personalidades, do chefe do processo de transição afegão, Ashraf Ghani Ahmadzai, e do chefe das forças da Otan no país, John Allen, relatou à Efe a porta-voz do governo regional, Roshna Khalid.

A transferência da segurança em Parwan, a cerca de 50 quilômetros ao norte de Cabul, marca o início da segunda fase da transição, de acordo com o plano traçado pelo presidente afegão, Hamid Karzai, e das tropas internacionais.

No último domingo, Karzai anunciou que nesta fase foram incluídas 56 áreas - seis províncias, sete cidades e 43 distritos - que cobrem cerca de 50% da população afegã.

As tropas da Otan, que estabeleceram 2014 como o ano do encerramento de sua presença no país, iniciaram a transferência de segurança às forças afegãs em julho em um total de sete regiões.

Em contraste com a transferência de julho, a que se inicia nesta quinta-feira inclui algumas das áreas mais conturbadas do país, como a província de Helmand, no sul do Afeganistão.