20 de Outubro, 2011 - 10:39 ( Brasília )

Geopolítica

Tambores de Guerra - Exército turco entra no Iraque com 22 batalhões


O Exército turco iniciou nesta quinta-feira uma operação militar no Iraque com 22 batalhões, para acabar com a presença do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou o Estado-Maior das Forças Armadas turcas.

Em comunicado em seu site, o Estado-Maior das Forças Armadas turcas detalhou que a invasão no país vizinho iniciou em cinco áreas ao longo da fronteira com o Iraque.

"Com o objetivo de neutralizar os membros da organização terrorista, demos início a uma operação dentro do país e do outro lado da fronteira - no norte do Iraque - em cinco regiões diferentes com a participação de 22 batalhões das Forças Especiais do Exército, de policiais de elite e de amplo um apoio aéreo", assinala a nota.

Dados dos militares turcos e da rede "NTV" indicam que entre 10 mil e 20 mil soldados participam da operação.

O início da operação ocorre enquanto Nechervan Barzani, sobrinho do presidente do Curdistão iraquiano, Mashud Barzani, e alto dirigente do Partido Democrático do Curdistão (KDP), está em Ancara para reunir-se com o Governo do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.

Em entrevista coletiva antes do encontro com Barzani, Erdogan disse que foi ele mesmo quem o chamou e considera possível que os combatentes curdos do norte do Iraque trabalhem com o Exército turco em sua luta contra o PKK.

Sobre a operação militar, o primeiro-ministro turco disse que dará resultado, sem dar mais detalhes.