07 de Outubro, 2011 - 16:57 ( Brasília )

Geopolítica

General: EUA têm visão "assustadoramente simplista" do Afeganistão


Os Estados Unidos começaram a guerra com o Afeganistão com uma visão "assustadoramente simplista" do país, disse na quinta-feira o general aposentado Stanley McChrystal, que comandou as tropas americanas no país asiático, informa o Huffington Post. Ele ainda afirmou que, mesmo 10 anos após o início do conflito, os EUA ainda sofrem com a falta de conhecimento que poderia encerrar a guerra.

Em pronunciamento no Conselho de Relações Exteriores americano, McChrystal afirmou que os EUA e seus aliados da Otan percorreram apenas "um pouco mais" do que 50% do caminho para alcançar seus objetivos. Segundo ele, o maior desafio que resta no Afeganistão é criar um governo legítimo em que os afegãos comuns possam acreditar e que contraponha o Talibã.

McChrystal, que comandou as forças de coalizão da Otan entre 2009 e 2010 - ele foi forçado a renunciar após a publicação de uma polêmica entrevista sua -, disse que os EUA entraram no Afeganistão em outubro de 2001 com "muito pouco" conhecimento sobre a cultura afegã.

"Nós não sabíamos o suficiente a ainda não sabemos os suficiente", disse. "A maioria de nós - eu me incluo - tinha um entendimento muito superficial da situação e da história, e nós tínhamos uma visão assustadoramente simplista da história recente, dos últimos 50 anos".

Ele acrescentou que as tropas americanas não tinham um conhecimento das línguas do país e não fizeram um "esforço efetivo" para aprendê-las.