21 de Setembro, 2018 - 11:35 ( Brasília )

Geopolítica

Caças britânicos e franceses decolam para acompanhar jatos russos sobre Mar do Norte




Caças militares britânicos e franceses foram mobilizados nesta quinta-feira para investigar supostos aviões de combate russos sobrevoando o Mar do Norte, disseram autoridades. O coronel Cyrille Duvivier, porta-voz da Força Aérea Francesa, disse à Reuters que um ou vários aviões russos foram detectados e que as ações não eram hostis.

“Os mecanismos de resposta habituais foram acionados: caças Rafale decolaram no final da manhã a partir da base de Saint-Dizier com um avião de reabastecimento e se posicionaram para uma possível intervenção”, disse Duvivier.

 

Os jatos da Real Força Aérea (RAF) britânica monitoram regularmente aviões russos perto do espaço aéreo do Reino Unido e interceptaram jatos perto da Romênia no mês passado.

O ministro de Estado britânicos para as Forças Armadas, Mark Lancaster, falou sobre “uma Rússia cada vez mais assertiva” em um discurso em Londres em julho.

Ele disse que a RAF teve que mobilizar jatos mais de 80 vezes na última década para interceptar aviões militares russos.




Caças britânicos Typhoon  acompanha Tu-160 Blackjack russo sobre Mar do Norte


VEJA MAIS